5 passos de como aproveitar as festas de final de ano, com saúde! :D
- Dra.Clarissa Casale Doimo
- 15 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
Festas de Final de Ano = Engordar?
Não precisa ser assim! Mas como?

Ficar contando calorias nas confraternizações, no dia da ceia de Natal ou Ano Novo, você acha saudável? Então estou aqui para te mostrar que não é...
O ato de comer (palavra correta é "comer" mesmo, quando estamos falando de Nutrição Comportamental, "alimentar-se" sugere nutrientes, e comer é saborear a comida) nas festas de final de ano não precisa ser algo exagerado (comer, comer, comer, até passar mal) ou sofrido/proibido ("ai porque tenho vontade de comer...pronto comi! engordei, sou um fracasso", etc.). PÁRA TUDO! O segredo é melhorar a relação com a comida, o olhar voltado para o alimento! É simples! Vou te mostrar algumas dicas iniciais:
1) Nunca ficar com o estômago completamente vazio (em médias 3 horas de jejum) para saborear uma refeição super apetitosa! Porquê? Ao montar seu prato, ele será o dobro do que normalmente seria se você estiver com um "buraco" no estômago.
2) "Forre" seu estômago uns 30min antes da grande refeição, escolha 2 tipos de frutas que você gosta e saboreie! Isso colabora para que não seja criado um "leão ou leoa famintos" dentro de você, quando visualizar os quitutes da ceia/confraternização!
3) Saboreie, aproveite com calma, sinta cada sabor de todos os pratos da mesa!!! Sim, você pode e deve comer! Natal e Ano Novo acontecem 2x por ano somente!!! Aproveite esse momento de reunião, harmonia, paz e curta mesmo o sabor de cada alimento! Mas sem exageros! E como, se é tudo tão gostoso? Também acho...mas é simples:
4) Não engula, não mastigue rápido demais! Assim a chance de você querer repetir três vezes a mesma preparação, é quase nula! Ao saborear e mastigar, seu cérebro entende que você está bem alimentado(a), suas papilas gustativas sentem realmente o sabor, não precisando oferecer outras vezes! E você saiu no lucro: não passou vontade, não deixou de comer, mas também não cometeu nenhum exagero!
5) Se for viajar, passar férias na casa de alguém...Lembre-se: o verão está aí! Ás vezes você está desidratado e não percebe! Beba bastante água! Em geral, "fome" também pode ser confundida como sede pelo seu corpo! Evite que isso aconteça e se hidrate bastante! Além de prevenir os inchaços nas mãos, pernas, retenção de líquidos indesejadas, você também estará cuidando de seu rim, intestino, articulações, saúde da pele, cabelos, etc. Tire férias, relaxe, mas não se esqueça que sua saúde também precisa de atenção nesse período!
Desejo-lhe um Feliz Natal, e que em 2016 sua vida seja repleta de alegrias, saúde, energia e bem estar!!!
Abraços,
Dra. Clarissa.