top of page
Minha Escolha,
Meu Resultado!

"Ser saudável é algo que só depende de mim. A perda de peso vem como consequência de toda uma reforma que acontece dentro do corpo inteiro. Entendi isso somente quando passei por diversas situações de dietas e mais dietas erradas e fracassadas. Conheci a reeducação alimentar e hoje tenho os melhores resultados possíveis, sem recaídas e com sucesso progressivo. Obrigada Dra.Clarissa." D.C.

Insira aqui seu
e-mail para receber gratuitamente as atualizações do 
Nutrição Inteligente!
 
Nutrindo  seu conhecimento!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Diabetes Gestacional: o que é?


O diabetes gestacional é perigoso e é uma alteração multifatorial, ou seja, pode ser causado por várias coisas. Entre elas: estilo de vida sedentário, ingestão excessiva de açúcar e gordura saturada. O problema é que não impacta somente na saúde da gestante, mas do bebê também!


Filhos de mães que ingerem muito açúcar ou gordura saturada durante a gestação têm maior predisposição para o desenvolvimento de alterações metabólicas, como a obesidade e o diabetes, por conta da programação metabólica.


Um estudo realizado com holandeses cujas mães engravidaram durante a Segunda Guerra verificou que o grave quadro de desnutrição que elas passaram durante a gestação, programou os organismos dos filhos para suportarem a mesma condição, ou seja, "economizar" energia como forma de proteção (engordar com facilidade). Foram constatados problemas cardíacos, alteração no nível do colesterol e dos triglicerídeos, diabetes e obesidade.


E assim como a desnutrição pode acionar o mecanismo de programação metabólica, "comer demais, e sem qualidade" pode fazer o mesmo. Em comparação com os filhos de mães que ingerem dieta saudável, os filhos de mães que ingerem maior quantidade de gordura saturada e açúcar tiveram maior ganho de peso, maior deposição de gordura no fígado e desenvolvimento de resistência à insulina (pré diabetes) e futuramente, diabetes tipo II. Isso comprova que as condições impostas no período de gestação e lactação podem impactar de forma absoluta o desenvolvimento dos filhos até a vida adulta.


Além do prejuízo gerado ao feto pode gerar também para a mãe o tão temido diabetes gestacional. Em condições fisiológicas da gestação, o sangue da mulher normalmente tem maiores níveis de açúcar, para facilitar suprimento de energia ao feto. Porém se existe uma dieta rica em gordura e açúcar, esses níveis de açúcar podem subir demais no sangue, e a mulher é diagnosticada com diabetes gestacional. Essa oferta demasiada de açúcar no sangue pode prejudicar o feto, como comentado no início do artigo e além disso, pode tornar essa mãe diabética tipo II, mesmo depois do bebê ter nascido.


Portanto mamães, a alimentação durante a gestação é de extrema importância para VOCÊ, para que não fique com nenhuma "sequela" e principalmente, para o seu bebê!

Você pode determinar o que ele será no futuro: um adulto saudável com qualidade de vida ou um adulto cheio de doenças que dependerá fatalmente de uso de medicamentos controlados.

A vida dele está em suas mãos! Portanto, cuide-se agora, mais do que nunca!!! Seu filho(a) lhe agradecerá!

Até a próxima,

Dra. Clarissa.

 

O nosso site ganhou

outro visual com

mais novidades

para você!!!

É só clicar no

botão abaixo!

Consultório:

 

(19) 3371-2934

 

Rua Floriano Peixoto, 950 - Centro

 

 Piracicaba/SP

 

 

 

 

Siga-me:

 

 

e-mail: clarissa.nutri.saude@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • download.jpg
  • YouTube Social  Icon

 Clique  e  Compartilhe !!!

bottom of page