LEITE: devo parar de tomar?
- Dra.Clarissa Casale Doimo - Nutricionista
- 21 de out. de 2015
- 2 min de leitura
Faz mal? Para quem?
Todos precisam parar de tomar ?

Saiu na moda que leite faz mal, dá alergia, não é biológico pois não somos bezerros e N motivos! Qual é a verdade? Prezo muito pela ciência de qualidade, pois não é porque saiu em algum artigo científico que é verdade! Devemos saber interpretar e aplicar! Afinal, o seu corpo é diferente da sua vizinha, que teve que parar com o leite por algum motivo.
E o que muitas nutricionistas/médicos acabam fazendo é banalizando essa informação (sem analizar criteriosamente qual é o caso), retirando o leite de toooodo mundo! (só faltou falar para o bezerrinho parar de tomar leite kk). Salvo alguns estilos de vida (que adoro atender, com muito prazer, pois respeito e admiro: veganos), e também aquelas pessoas que realmente não gostam do sabor do leite, ou que não tem uma disgestão muito legal dessa bebida, ou possui intolerância/alergia (diagnosticada)....Não é necessário parar de tomar, se você gosta!
1) Dizer que ele forma muco, é verdade. Mas 1 copinho de leite/dia não vai formar 5 litros de muco. Claro que a avaliação nutricional deve perceber se determinado paciente apresenta muito/pouco/ou quase nada de formação de muco. Se for uma formação irrisória, ótimo! Não precisa tirar o leite, pois o nosso muco é um agente protetor! Segura as susbtâncias e bactérias que poderiam adentrar para nossos pulmões!
2) Dizer que ele aumenta a excreção de cálcio é verdade. Mas veja bem como acontece: oferecemos 200mg de cálcio, e o corpo elimina 30mg. Qual é o custo benefício? Obter esse cálcio do leite sim!
3) Dizer que o brócolis tem um cálcio mais biodisponível que o leite, é verdade. Mas para obter as mesmas quantidades de cálcio, seria necessário 1 maço inteiro de brócolis contra 3 pequenas porções de laticínios. Adoro brócolis, é um alimento que deve estar na alimentação, mas não é justificativa para eliminar o leite sem nenhum diagnóstico negativo de doença.
E outra. Já experimentou trocar sua marca de leite? Os "de caixinha" contém tanta porcaria, remédios (que a indústria dá para a vaca ordenhar em maior quantidade- dá pena do tratamento que a vaquinha passa), antibióticos, sangue, água, etc...e até leite! Olha só que irônico! kkk
Compre o leite tipo A, aquele que é envasado na própria fazenda, e é passado por pasteurização. Nesse tipo de produção, não há todas aquelas substâncias negativas (essas sim, poderiam estar causando problemas para a saúde, e não propriamente o leite). Algumas marcas: Leitíssimo, Leco, Xandô, etc. Escolha o desnatado, semi, ou integral, isso vai depender de seu estado nutricional atual! ;)
Até a próxima!
Dra. Clarissa